sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Avila - Espanha

2009.08.14 - Ávila - Castilla y León - Espanha


Ávila é um lugar bem diferente, uma cidade completamente cercada por uma muralha do século XII e que é a mais bem conservada da Europa, inteirinha. Muito interessante ver lugares como a Catedral de Ávila, que compartilha parte de suas paredes com a própria muralha.

Chegada à cidade de Ávila
  
Caminho ao longo da muralha de Ávila

A muralha do século XII

A Catedral tem no seu interior um estilo Gótico e Romanesco, em uma mistura bem bonita e com detalhes em pedras vermelhas e brancas. A melhor vista da cidade dizem que é de um local um pouco mais afastado, onde se pode visualizar toda a muralha, eu já achei que a vista mais legal é desde um dos 3 pontos onde se pode subir na própria muralha (o mais extenso por sinal), e a partir de onde se pode ver toda a cidade por dentro e a muralha completa cercando a vila, além das partes que estão afora.

Catedral de Ávila

Vale destacar também a Basílica de San Vicente ao estilo Romanesco (com pitadas de gótico também), que fica do lado de fora da muralha e tem umas das portas comparadas à entrada "Pórtico da Gloria" de Santiago de Compostela (eu já achei a de Santiago inigualável).

Basílica de San Vicente

Caminhar pela muralha dá uma sensação nítida de estar experimentando a vida medieval que existia ali, mas interessante ainda é ver as pequenas casas e vilarejos que estão confinados pela muralha, para mim, a qualquer momento, as pessoas iriam sacar uma espada e sair cavalgando rumo à batalha mais próxima... hahahaha... demais Ávila!

Dica de viagem:

1. Para chegar em Ávila a melhor opção é a partir de Madri de trem, tem a parada diretamente na cidade, estresse zero! É possível fazer um bate-volta tranquilamente, principalmente nos longos dias de Verão. Eu, por exemplo, fui às 15h e fiquei até as 21h, chegando ainda de dia em Madri para sair de tapas e cañas!
2. Os lugares para comer dentro dos limites da muralha são mais caros, em geral, mas... falando sério... sentar para relaxar e comer cercado por muralhas do século XII acho que não é todo dia, certo?? Não economize!!!
3. Ávila tem como referência a história de Sta. Teresa de Jesus, que chegou inclusive a morar ali por muitos anos, existem diversas referências pela cidade e a trajetória dela realmente é muito interessante, enfrentando os mouros e encarando a própria ordem existente em plena Inquisição.

(Música sugerida: Eye of the Tiger - Survivor)


Puerta de San Vicente


















Nenhum comentário:

Postar um comentário