sábado, 19 de dezembro de 2009

Alcalá de Henares - Espanha

2009.12.19 - Alcalá de Henares - Espanha







Ter a oportunidade de viver em um país te dá a chance de conhecer outros belos e interessantes lugares, este é um exemplo, Alcalá de Henares. Esta é uma pequena cidade próxima a Madri que foi no passado mais importante e capital da província. Possui belas igrejas, ruas charmosas e praças. O grande destaque gira em torno de 2 grandes atrações, a primeira é a Universidade de Alcalá de Henares, uma das universidades mais antigas e tradicionais da Europa e que possuía diversas características muito específicas, a começar pela dificuldade em se formar, já que em quase 400 anos formou apenas 30 doutores, a prova final para se atingir a graduação durava 2 semanas, era oral e feita na presença de todos os alunos e mestres. Os alunos eram perguntados sobre todos os temas possíveis, independentemente da área em que estavam e precisavam dar uma resposta satisfatória.



O aluno que se formava, geralmente muito rico, era incumbido entre outras coisas de pagar uma festa para TODA a cidade, e por isso eram recebidos pelas ruas com grande exaltação após serem aprovados (muito legal, só não sei se eles ficavam felizes em pagar tudo). O segundo ponto mais tradicional da cidade é o fato de ser o berço de Miguel de Cervantes, autor da obra prima Dom Quixote de La Mancha, a segunda obra mais traduzida no mundo, depois apenas da Bíblia Sagrada. Visitamos a casa de Cervantes com decorações exatamente iguais ao do período em que ali estava.


Para completar, visitamos o segundo teatro mais antigo da Europa ainda em operação, antes era um teatro ao ar livre e foi se transformando ao longo dos anos, muito interessante. Estava muito frio, de verdade, caminhamos por toda a cidade e ainda passamos pela Catedral (sempre tem que existir uma) e pelo museu Arqueológico, com várias peças da antiguidade e períodos Paleolítico e Neolítico. Jamais imaginei conhecer Alcalá de Henares, foi incrível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário