quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Cusco - Peru

2008.11.05 - Cusco -Lima


Cusco é muito conhecida como uma cidade "ponte" para quem vai a Machu Picchu, mas ela não é somente isso, com certeza. Primeiramente, assim como o maravilhoso local das ruínas incas, é também considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. Chegar na cidade já é muito legal, o avião faz o contorno pelas montanhas ao redor e pousa em uma pista bem pequena no coração da cidade, se pode enxergar ao fundo em um dos montes a famosa frase escrita "Viva el Peru Glorioso". Andar pelas ruas da cidade é muito agradável, claro que é muito cansativo devido à altitude, 3.400 metros, e seus efeitos, subir simples ladeiras de 3 ou 4 quarteirões é um verdadeiro desafio e tem às vezes que ser feito em fases. Sobe um pouquinho, para um pouquinho, e por aí vai... depois de alguns dias você acaba acostumando e sofre menos. As ruazinhas da cidade tem como características serem bem estreitas, de paralelepípedo e muito íngremes, mas vale o esforce e a caminhada com certeza.

No centro tem bons restaurantes, lojinhas sem fim e bares oferecendo de tudo e mais um pouco para atrair os clientes, de fato às vezes irrita um pouco este assédio. Em geral, negociando bem se pode entrar em um bar ou restaurante ganhando uns 4 ou 5 Pisco Sours de entrada...rs... a qualidade não entra na conta. Além disso, uma característica típica são as sacadas de madeira dos lugares, principalmente os situadas na Plaza de Armas, com as fortes presenças da Catedral e da Igreja da Companhia.




Pela noite a cidade fica muito mais bonita, com os montes ao redor iluminados fica um ar de céu estrelado, o frio aperta e parece que a altitude faz mais efeito ainda, o jeito é caprichar nas roupas de frio e tomar muito chá de coca!!!

(Música Sugerida 1: Pacha Mama - local)
(Música Sugerida 2: The Lion Sleeps Tonight - The Tokens)
(Comida Sugerida: Choclo/Chá de Coca/Carne de Alpaca)

3 comentários: