sábado, 13 de janeiro de 2007

Cidade do Vaticano - Vaticano

2007.01.13 - Cidade do Vaticano - Vaticano



Fascinante!! É o que se pode dizer do menor "país" do mundo, o Vaticano representa a força do catolicismo na história da humanidade. Tudo que se vê, escuta e respira gira ao redor da religião cristã que permanece forte atravessando os séculos. Igualmente impressionante é o legado cultura e artístico que está concentrado no Vaticano. A praça de São Pedro é uma entrada triunfal à linda Basílica de onde o Papa disfere suas palavras aos católicos por todo o mundo. Ao redor da praça estão esculturas de diversos santos, novos e antigos, que compõem esta história.


Nos dias em que visitei o Vaticano não houve nenhum pronunciamento especial do Papa, assim que não estava muito lotado de gente ao redor da praça, coisa muito comum nos dias de domingo ou eventos especiais. Entrando pela Basílica já se mergulha na mais pura amostra da arte renascentista, de fato foi ali que finalmente entendi o porquê de intitularem Michelângelo de gênio, o que ele produziu ali foi absolutamente espetacular. Michelângelo a serviço da igreja (e com muita grana por trás também) se superou em quase todos os aspectos, desde de a arquitetura (projetou a cúpula da Basílica), esculturas (como grande exemplo a impressionante "Pietá" no interior da igreja) e, claro, as pinturas e afrescos expostos no Museo do Vaticano.

As pinturas "O juízo final" e todos os temas nas paredes laterais e teto da Capela Sistina são um presente para o mundo, de tirar o fôlego o talento de Michelangelo, não dá pra esquecer. Obviamente não é só de Michelângelo que é recheado o museu, outros diversos artistas renascentistas espalharam seu talento por ali, vale destacar também as salas de Raphael, incríveis. De forma semelhante, não se consegue esquecer dos infinitos degraus para se alcançar o topo da Basílica e avistar toda Roma de um ponto privilegiado, fica-se ali por muito tempo e não dá vontade de parar de admirar.

Para os mais fervorosos, também é um lugar muito especial para mergulhar profundamente em reflexões religiosas (se bem que acredito que podemos fazer isso em qualquer lugar), mais que inspira, inspira. Imperdível!!
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário