sábado, 31 de outubro de 2009

Granada - Espanha

2009.10.31 - Granada - Espanha







Granada, no coração da Andaluzia, foi uma cidade espanhola ocupada pelos mouros em meados do século 9, e teve seu período mais glorioso entre os séculos 13 e 15 D.C. Foi reconquistada pelos reis católicos em 1.492 mas manteve sua maravilhosa arquitetura árabe por todos os lados, é uma cidade mágica, onde brilha Alhambra, no alto de uma colina com lindos palácios, corredores, jardins e fontes completamente preservados (e também com algumas restaurações) desde a época dos Califas.






São construções incrivelmente lindas, de se ficar boquiaberto de verdade com a quantidade de detalhes esculpidos nas paredes, desenhos e frases com cânticos e passagens do Alcorão, esculturas, pisos inteiros de mármore perfeitamente preservados, fontes que refletem os palácios como se fossem espelhos e jardins super floridos por todo o palácio (as fotos novamente falam sozinhas), não se pode deixar de ver Alhambra estando na Espanha. Além disso, Granada apresenta-se como uma cidade muito acolhedora, cheia de verde, pássaros, uma bela catedral, rios e, como uma tradição da Andaluzia, o Flamenco. Finalmente pude ver uma apresentação, demorou mas valeu a pena, estava no lugar certo com pessoas que vivem e respiram esta arte, e acompanhamos uma apresentação inesquecível em umas das "Cuevas" que existem no bairro de Sacromonte.



É muita energia positiva e uma dança muito bela e viva, além da música tocada e executada com perfeição e emoção. Imperdível. Adorei tudo na cidade, estavam dias de sol super bonitos para ajudar, e se come muito bem por lá, na verdade se você entra em um bar e pede uma cerveja para beber ("caña" como dizem), além da bebida eles trazem um prato de frios, pães e outras coisas para comer, se pede mais cerveja, vem mais comida ainda e por aí vai... nem preciso terminar. PS: continuo sem engordar...rs... as ruas estavam sempre cheias de gente... era noite de Halloween. Quero voltar a Granada!


(Música Sugerida 1: Dinero - Música Flamenca local)
(Música Sugerida 2: Go West - Pet Shop Boys)

Nenhum comentário:

Postar um comentário