domingo, 24 de dezembro de 2006

Lisboa - Portugal

2006.12.24 - Lisboa - Portugal


"O primeiro mochilão a gente nunca esquece... os demais menos ainda." Adoro esta frase, e me orgulho em dizer que Lisboa foi o ponto de partida do meu primeiro mochilão, e que charme tem esta cidade, principalmente para nós brasileiros que temos laços muito estreitos com nosso colonizadores e sua história.

Monumento ao descobrimento
Monumento ao descobrimento

Chegamos em Lisboa no dia de natal, a cidade estava toda decorada com luzes, árvore e enfeites nos monumentos, muito bonito, mas admito que deu bastante saudade da família por estar longe deles nesta data. Lisboa é fascinante, caminhar pelas ruas vale muito a pena e já do centro se pode ver o Castelo de São Jorge no alto da cidade, foi o primeiro lugar que visitamos e o dia ajudou muito. Do castelo se tem uma vista privilegiada de toda a cidade, em um dos jardins suspensos que possui, no interior e logo após a entrada, diversos espaços representavam os mais diversos fins para a realeza relaxar e curtir a vida, como viviam bem os nobres (e em escassez os pobres).

Torre de Belém, com o Tejo à luz do luar :-)

Grande parte dos monumentos e locais mais conhecidos de Lisboa estão situados à beira do Rio Tejo, quantas estórias e poemas dos livros que estudamos se referenciam ao Tejo, muito legal estar ali e observá-lo, de onde partiam as caravelas rumo ao novo mundo e às Índias. Vamos admitir que os caras eram muito corajosos de lançarem-se ao mar, encarar o Atlântico desconhecido, em inúmeras viagens que duravam meses e não tinham sucesso algum garantido. Incrível o status e conquistas que alcançaram com o que tinham de tecnologia na época! Poxa, de tanto tentarem, acabaram trazendo espelhos para a gente, olha que bacana... Assim, nada mais justo existirem diversos monumentos em sua homenagem.

Entrada do Castelo de São Jorge

Enfim, clássico mesmo é visitar a Torre de Belém, já com o sol quase se pondo, um dos pontos altos da viagem, a torre representava uma referência aos navegadores na partida e chegada das embarcações das longas viagens.

Também ao lado do Tejo está o famoso Mosteiro dos Jerônimos, de uma arquitetura lindíssima, e no interior túmulos de diversos membros da realeza e de outros portugueses notórios como Vasco da Gama e Luís de Camões. Continuamos a caminhada pelo Tejo e vimos o Monumento aos Descobrimentos e a Praça do Comércio, toda decorada com enfeites natalinos e uma árvore de natal enorme.

Terra à vista!!

No dia seguinte, pegamos um trem para o norte da cidade para visitar o moderno Parque das Nações e o Oceanário de Lisboa (o segundo maior oceanário do mundo, até então...), muito legal e com uma diversidade de espécies marinhas impressionante. A visita como um todo vale a pena demais, com tudo muito bem organizado e tranquilo, para aproveitar ao máximo o passeio. Ainda deu tempo de comer um bom bacalhau com um vinho branco em Sintra e relaxar ao lado do Tejo vendo as águas correrem e o sol debandar (tome essa Fernando Pessoa!).

Mosteiro dos Jerônimos



Realmente uma cidade encantadora e dá pra se sentir um pouco em casa ao lado dos portugueses, com certeza. Bem escolhida como porta de entrada para um bom mochilão na Europa Central, em uma mistura de saudosismo histórico luso-brasileiro com a tradição do velho mundo, ao bom som de um tristonho e envolvente fado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário