quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Toledo - Espanha

2006.12.28 - Toledo - Espanha










Para quem estiver em Madri ao viajar para a Espanha, vale muito a pena investir um dos dias de viagem para visitar a linda cidade de Toledo, junto de Brugges na Bélgica, uma das cidades medievais mais bem conservadas da Europa. Toledo se destaca pela igrejas imponentes e pela suntuosa Catedral no coração da cidade, além disso caminhar e se perder pelas agradáveis ruelas vale demais, enfiar-se nas lojinhas e restaurantes locais e provar os pratos típicos do lugar, é uma delícia fazer isso, principalmente depois de ter andado muito e muito e muito o dia inteiro, só para relaxar.



Ao chegar em Toledo, as atrações a serem visitadas são tantas que gera logo de cara uma dúvida por onde começar, vale então pegar o mapinha da cidade e principais locais logo no centrinho na entrada histórica, existem ali pontos de orientação aos turistas e, caso não tenha um bom guia ou mapa, é possível que você passe pertinho de lugares muito interessantes e não os visite. Dos mais destacados vale conferir La Puerta de Sol com seus arcos mouros, a Praça de Zocodover, principal praça da cidade cheia de cafés, e, é claro, a catedral de Toledo.



A catedral de Toledo é simplesmente gigantesca, uma das maiores catedrais do mundo cristão, demorou 267 anos para ser concluída e data do final do século XV, uma preciosidade. Devido ao longo tempo que levou para ser construída, ela possui várias influências em sua arquitetura, características do período Visigodo, francesas, espânicas são as principais. Por dentro, uma impressionante coleção de obras em ouro, muito ouro mesmo (pensei um pouco na conquista das Américas, de verdade), um belíssimo altar extremamente detalhado com passagens bíblicas e santidades católicas e esculturas em mármore por todos os cantos do interior da catedral.

 
  
Um dos pontos característicos não apenas na catedral, mas também em várias outras igrejas de Toledo e outras cidades espanholas são as pinturas de El Greco, tem uma identidade muito específica e, de verdade, são umas das poucas as quais consigo identificar o autor logo ao bater o olho na pintura, muito expressiva. Para completar, vale caminhar pelas ruazinhas e comprar umas lembrancinhas típicas medievais (oferta é o que não falta), bem gostoso conhecer Toledo e vale com certeza colocar no trajeto durante uma visita à Espanha.

2 comentários:

  1. Realmente, Toledo é um lugar único. Achei a cidade mágica, inesquecível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100% de acordo!! Vontade de voltar... Obrigado pelo comentário.

      Excluir