segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Pacific Coast Highway - California - Estados Unidos

2011.11.01 - Pacific Coast Highway - California - EUA


A já aclamada viagem de carro de San Francisco até Los Angeles realmente justifica sua fama a cada cidade em que se passa durante o trajeto, lindas praias, locais belíssimos, excelente comida, pessoas bastante hospitaleiras e ótimos hotéis. De fato, oferece toda a beleza e infraestrutura que se deseja em uma viagem, o que a torna mais atraente ainda. Pequenas praias com enormes paredes de rochedos ou areia podem ser facilmente encontradas. As cidades disputam charme e beleza, entre elas conhecemos Monterrey e Carmel.

Entre elas existe a 17-mile road, uma estrada pequena mais com paisagens incríveis, uma mais bela que a outra, e um clima muito tranquilo em cada parada deste litoral.
As praias possuem muitas diferenças entre si, geralmente não ideias para o banho, mas com misturas de praias com uma larga porção de areia e outras com apenas rochedos para as ondas quebrarem, todas muito belas. Carmel é, além de uma cidade litorânea, um charme em relação às lojas, restaurantes e hotéis que possui, chega a lembrar um pouco de Campos do Jordão em SP.


Muito aconchegante e um prato cheio para relaxar e curtir algumas compras. Passamos a noite em Carmel, ali existem vários hotéis e pousadas, a maioria parece ser bem aconchegante. Vale a pena para quem quiser curtir a cidade e ficar perto dos locais turísticos no Pacific Grove. Nos arredores da 17-mile road existem vários pontos lindos para ver o mar e a costa rochosa, de vida "não selvagem" o que existe é uma série de casas enormes e campos de golf para os privilegiados curtirem. Continuando a viagem pela costa, seguimos pela Rodovia 1 sentido Los Angeles e aí, de verdade, a estrada apresenta tudo que tem de diferente de outras que já vi, o passeio é muito bonito, com estradas pequenas de mão dupla na beira do mar e dos penhascos altíssimos com vista para o imponente Pacífico.


Seguramente o trecho mais bonito é o chamado Big Sur, um trecho de 16km de vales e montanhas onde a estrada vai cortando a paisagem em subidas e descidas que não parecem terminar, é de tirar o fôlego mesmo, fizemos várias paradas no caminho para registrar os lugares e admirar mais um pouco.

A sensação de proximidade do mar é enorme, pois os montes onde está a estrada são muito altos e dão uma visão muito ampla do mar, que devido às características neblinas, parece às vezes se misturar com o céu. Muito legal!

Desde o Big Sur até nosso próximo destino, Santa Barbara, a paisagem continuava bonita, tivemos dias de sol abençoados diga-se de passagem, e as paradas na estrada são quase obrigatórias. Em uma delas pudemos ver uma verdadeira legião de elefantes-do-mar, tomando banho de sol nas areias da praia, são enormes e vem do Alasca para se reproduzirem, paquerarem e aproveitar o clima, como os brasileiros indo à praia no Carnaval...rs. Pegamos o pôr do sol na estrada e chegamos em Santa Barbara pela noite.

A cidade de Santa Barbara é belíssima e muito animada, muitas lojas, restaurantes e bares, super organizada e bem construída e, bem importante, com uma praia acessível e próxima (não vale comparar com as praias brasileiras, pois senão ficam sempre para trás).


Valeu por sair pelas ruas para conhecer e curtir a praia pela manhã, pé na areia sempre é bem-vindo. "I never forget a face!!" esta é a frase dita por um dos policiais que abordaram nosso carro em Santa Barbara, eles encanaram com um de nós que estava sem cinto no banco de trás e aproveitaram para pegar um pouco no nosso pé, de leve, enfim, fica como experiência para o currículo de viagens. Espetacular toda esta viagem pela costa, realmente valeu a pena cada minuto e o clima e paisagens são únicos!!

(Música Sugerida 1: All of My Love - Led Zeppelin)
(Música Sugerida 2: Cross Eyed Mary - JethroTull)
(Comida Sugerida 1: Pizza + Vinho Tinto Californiano)

Um comentário:

  1. Meu Deus... que delícia de viagem. Que vc volte viciadíssimo como eu, ja querendo planejar a próxima!rs Bjoca... Isabela

    ResponderExcluir