domingo, 7 de janeiro de 2007

Bruges - Bélgica

2007.01.07 - Bruges - Bélgica


Bruges é a cidade medieval mais bem conservada da Europa! Carrega esta fama e de modo muito merecido, os edifícios de tijolinhos à vista, as ruas estreitas, canais cortando a cidade, tudo traz um clima muito característico e realmente remete aos tempos de meados do século XIII. O legal é sentir o clima da cidade passeando a pé ou de bicicleta pelas ruelas, é interessante ver que os lugares tem um ar super antigo mas abriga lojinhas bastante atuais, bons restaurantes, pubs e, é claro, chocolaterias... Uma beleza!!

Além das ruas e do ar exterior, as atrações são magníficas, belas igrejas, basílicas e torres enchem os olhos. Tínhamos pouco tempo para visitar tudo, tinha que caber em um dia só, assim que fomos direto à Igreja de Nossa Senhora, uma belíssima igreja repleta de obras de artistas renomados, entre elas uma versão de Madonna de Michelângelo. A igreja não tinha nem de perto a suntuosidade das grandes catedrais francesas e espanholas, mas mostrava uma arquitetura bastante elegante. Andando pelas ruas se pode fazer os trajetos em minutos ou horas, pois sempre há algum lugar para visitar ou uma lojinha para comprar algo.
  
Fomos até a Praça do Mercado, point tradicional da cidade e que naquela oportunidade tinha montada uma pista de gelo em seu centro. Vimos um tiozão tentar arriscar no patins e se espatifar inteiro no gelo, na boa pensei que o cara tinha se quebrado inteiro, mas levantou, acho... Dali se pode ver a famosa Belfort, uma torre octogonal que é uma das características da cidade. Continuando pelas ruazinhas fomos ver a prefeitura da cidade "Town Hall", que era realmente belíssima com suas fachadas super detalhadas e bem trabalhadas. Depois de andar tanto valeu a pena dar uma relaxada ao lado do canal do rio Dijver, não era o caso, mas acho que o passeio fica mais bacana ainda em casais.

  
Para fechar com chave de ouro, fomos conferir a Basílica do Sangue Sagrado, cuja principal e polêmica atração é um recipiente de vidro com um pedaço de pano marcado pelo sangue de Cristo, de acordo com a sabedoria histórica local. Muito interessante e não deixa de ter um clima sagrado. Enfim, Bruges é linda e muito agradável, vale muito fechar o dia comendo até explodir em um dos belos restaurantes e/ou bebendo chocolate quente belga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário